Carregando...
Maputo, Av. Amilcar Cabral, nr 528
+258 21310854

DESENVOLVIMENTO HUMANO E DIREITOS DAS COMUNIDADES

As componentes de Desenvolvimento Humano e dos Direitos das Comunidades estão subjacentes e são transversais a todos os programas desenvolvidos e apoiados pela NATURA como os aspectos essenciais a considerar em todas as suas actividades, incluindo no interior da própria Organização.

Os cursos de educação ambiental incorporam componentes de consciencialização ambiental de crianças e jovens e colocam ênfase na importância do desenvolvimento e uso sustentavel dos recursos e salvaguarda da biodiversidade como condição cada vez mais importante para o desenvolvimento humano.

Os programas na área da Conservação definem como objectivo central o emponderamento das comunidades, a materialização dos seus direitos de acesso aos recursos e à sua utilização sustentável, associado à restauração dos ecossistemas e preservação da biodiversidade.

Os programas quer na área da Conservação quer na área da Ciência visam promover e aprofundar o conhecimento sobre o status e funções dos recursos marinhos e terrestres por forma a informar políticas de gestão e maneio destes recursos e promover práticas de utilização dos mesmos que assegurem, simultâneamente, a sua sustentabilidade e contribuam para a melhoria das condições de vida das comunidades locais. Neste contexto integra nos seus programas a formação de cientistas e pesquisadores, gestores ambientais e a capacitação de membros das comunidades em técnicas de produção com base nos recursos locais, nomeadamente em permacultura, produção de mel, sabão, pescado, entre outros.

A NATURA atribui também uma elevada prioridade à formação dos seus próprios recursos humanos promovendo, encorajando e apoiando a elevação constante das suas qualificações e dos seus conhecimentos académicos e profissionais.

A NATURA adotou Códigos de Ética e Conduta e de salvaguarda de direitos, nomeadamente de igualdade do género, diversidade e inclusão, de proteção e prevenção da exploração sexual, abuso e assédio bem como de anticorrupção e proteção de denunciantes. A NATURA promove também estes valores nos programas que desenvolve.