De 25 a 30 de Novembro uma equipa de inquiridores da NATURA realizou um exaustivo inquérito sobre a actividade de pesca artesanal na faixa Pomene - Malamba, em complemento da expedição científica marinha realizada entre o Pomene e o farol do Cabo de S. Sebastião de 12 de Setembro a 14 de Outubro de 2019.
A equipa constituida por Excelso Maússe, Anisiley Massango, finalistas do curso de biologia na UP Maputo e investigadores associados da NATURA, acompanhados por Américo Malate, especialista em relações comunitárias e originário da região e Anélsio Matsimbe, encarregado dos registos fotográficos e apoio logístico, recolheram durante 5 dias de trabalho intensivo vasta informação extremamente relevante para caracterizar a atividade de pesca desenvolvida pelas comunidades ribeirinhas naquela região.
A informação recolhida e em fase de processamento e interpretação reveste-se também de grande importância para complementar a caracterização das estruturas coralíferas estudadas no que respeita à intensidade e tipo de utilização daquelas estruturas e aos impactos detetados.
Constitui igualmente referência útil e necessária para se estabelecerem políticas de maneio dos recursos e sua exploração sustentável, bem como de proteção de estruturas vulneráveis indispensáveis ao adequado funcionamento dos ecossistemas e habitats.
O apoio da ANAC a esta iniciativa foi total, o que permitiu que o inquérito fosse realizado com sucesso, assim como são de registar os encontros com o Administrador da Reserva do Pomene, Dr. Pedro Pereira e com membros seniores do Conselho Comunitário de Pesca, CCP, os quais prestaram informação relevante sobre a actividade pesqueira naquela região.
Um técnico do CCP acompanhou a equipa de inquiridores prestando apoio valioso no processo de entrevistas e completando as informações recolhidas com outras adicionais relevantes.
O relatório sobre o inquérito que estará finalizado em breve, será apresentado à ANAC e vai integrar o relatório geral sobre a expedição marinha Pomene - Farol do Cabo de S. Sebastião cuja realização resultou da parceria estabelecida entre a UP Maputo, a WIORI e a NATURA.