O dia Mundial do Pangolim é uma celebração que tem como objectivo aumentar a sensibilização e consciencialização sobre a importância e condição do único mamífero do planeta que possui escamas. As escamas do pangolim são revestidas com queratina, uma substância que as endurece. Além disso, são afiadas, o que lhes proporciona uma defesa natural contra predadores.
O pangolim possui uma cabeça de forma cónica e uma língua que chega a medir 25 centímetros, quando encontram um predador se enrolam para proteger sua parte inferior sensível, tornado-se alvo principal do Homem.
A nível mundial o tráfico deste emblemático mamífero reduziu drasticamente a sua população na natureza e por via disso considera-se que o Pangolim é um dos animais mais traficados do mundo.
Várias organizações do mundo inteiro mostram o seu comprometimento em proteger os pangolins e reduzir consideravelmente o risco de exitinção desta espécie tão pouco conhecida.
Como forma de celebrar a data a NATURA juntamente com os seus parceiros realizaram várias actividades a nível nacional sendo que uma delas decorreu na Escola Primária de Madjadjane (Matutuíne) onde crianças de diferentes classes juntaram-se e de forma tão eloquente fizeram a apresentação de uma peça teatral relatando a importância da preservação destes importantes “guardiões das florestas”. Posteriormente, foi dirigida a todos presentes uma palestra sobre as caracteristicas, hábitos alimentares, ameaças e necessidade de preservação da espécie.
Em virtude dos factos mencionados, ficou mais claro que as sinergias entre as diferentes Organizações contribui para um sucesso assinalável dos esforços de gestão e conservação da Biodiversidade.
Vamos Proteger o Pangolim!