No âmbito das suas atribuições, a NATURA desenvolveu um projecto de Educação Ambiental designado Ecotivha a ser implementado nas escolas primárias e secundárias da Cidade e Província de Maputo de modo a estimular o saber ecológico nas mesmas.
Hoje, dia 17 de Março, a NATURA e a Escola Primária Completa Unidade 18 procederam, no recinto da Escola, ao lançamento da 1a edição do projecto Ecotivha. A cerimónia contou com a participação dos alunos, pais e encarregados de educação dos alunos.
As boas vindas foram dadas pela directora adjunta, Alzira Munguambe, que enalteceu a iniciativa do programa.
A apresentação do projecto foi feita por um dos monitores do curso, o Augusto Nhampossa, que fez a sua caracterização e apresentou a metodologia que compreende para além das sessões teóricas, actividades práticas de plantio de árvores, visitas ao mangal e replantação de mudas, participação em jornadas de recolha de resíduos sólidos na escola e na praia, visita ao Museu da História Natural e ao emblemático Parque Nacional de Maputo, em Matutuíne.
O projecto é destinado a 30 alunos da 5ª, 6ª e 7ª classes e as actividades terão duração de 8 meses com periodicidade quinzenal e com direito a um certificado de participação no final do projecto sendo que este não conferirá qualquer grau académico.
Por sua vez, o director executivo da NATURA, António Branco, falou da necessidade de desenvolver a consciência e a prática de conservação dos ecossistemas, a preservação de espécies e da biodiversidade e também do uso sustentável do património natural.
A iniciativa do projecto foi aplaudida e muito bem recebida pelos pais e encarregados de educação tendo estes formulado votos dos maiores sucessos e realizações ao longo do projecto e alguns deles se prontificaram em participar nalgumas actividades de cidadania que são parte integrante do projecto.
Durante a cerimónia fez-se ainda a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas Organizações.
A cerimónia encerrou com a entrega do material para a limpeza do recinto escolar constante de mais de uma dezena de recipientes de lixo, ansinhos, pás, sacos de lixo, luvas, entre outros. Este material também servirá para o uso interno durante a implementação do projecto e posteriormente para o Clube Ambiental que será constituído na escola.
Fez-se também o plantio de árvores no recinto escolar, uma actividade que envolveu os representantes de todos os presentes sendo que estes serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento das mesmas.