Entre os dias 9 e 15 de Setembro, realizou-se uma visita de estudo ao Museu da História Natural no âmbito das actividades do Projecto ECOTIVHA -“Um Saber Ecológico”.
Participaram da visita, os alunos da EPC 7 de Setembro e EPC Unidade 18, acompanhados dos monitores da Associação NATURA, professores da escola e dos representantes dos encarregados de educação dos alunos do mesmo Projecto.
O Museu da História Natural de Maputo é uma instituição integrada na Universidade Eduardo Mondlane, que tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência. Esta instituição associa de uma forma única o conhecimento com a preservação das coleções, o património material históricoe científico, facultando aos seus visitantes uma exposição de elevado valor científico, educativo, cultural e lazer, dirigida aos mais diversos grupos sociais e etários.
Durante a visita, os alunos puderam explorar os espaços do Museu, o que propiciou o contacto com as colecções da história da vida na natureza e uma maior clarificação dos conceitos teóricos aprendidos.
A visita foi orientada pelas guias do Museu, que inicialmente falaram do historial do Museu e dos eventos que marcaram o seu desenvolvimento. Durante a visita, falou-se da importância dos museus na exposição dos recursos naturais e fez-se a apresentação das salas de exposição contendo fósseis, animais taxidermizados, embalsamados e conservados em solução de formol, amostras de rochas, estátuas de várias etnias das tribos moçambicanas, assim como acessórios, ferramentas, utensílios, instrumentos musicais de várias etinias das tribos moçambicanas e das diversas formas de uso dos recursos naturais.
Ainda na mesma visita, na parte exterior do Museu, no jardim, pôde-se aprender mais sobre os dinossauros e também sobre os murais artísticos do artista plástico Malangatana.
Na visita, apresentou-se a sala dos mamíferos marinhos, de etnografia, dos répteis, dos insectos, das aves, dos peixes e a sala dos grandes mamíferos terrestres, que alberga a histórica e impressionante colecção de 14 fetos de elefantes desde o 1o até ao 22° mês de gestação que existe desde a I Guerra Mundial eque hoje se pode visitar.
Esta é mais uma actividade do Projecto ECOTIVHA que consolida e esclarece ainda mais os conceitos aprendidos nas sessões teóricas com os alunos envolvidos neste programa de educação ambiental.