A NATURA participou activamente nos preparativos e na realização dos eventos referentes ao dia mundial do Pangolim que decorreram durante uma semana na cidade e na província de Maputo.
O sucesso alcançado deveu-se à excelente colaboração entre todas as instituições envolvidas, nomeadamente o Programa SPEED financiado pela USAID, a ANAC, o Biofund, WCS, WWF, Wildaid, PNG e a NATURA.
A NATURA, única entidade em Moçambique que financia um programa de reabilitação do Pangolim desenvolvido com grande sucesso pelo PNG, prestou apoio logístico e, através do programa de apoio ao resgate e reabilitação do pangolim, possibilitou a participação de um veterinário e um fiscal daquele Parque envolvidos no programa.
Estes elementos do PNG fizeram excelentes apresentações sobre o programa no Museu de História Natural na cerimónia de lançamento da campanha aberta pelo Director da ANAC e a representante da USAID, numa Escola Primária, numa Secundária e na Escola Internacional Americana de Moçambique, com uma grande participação e sucesso.
A NATURA disponibilizou também dois biólogos que apoiaram a exposição fotográfica montada no Baía Mall, entregando folhetos alusivos e prestando esclarecimentos.
Finalmente, a NATURA apoiou ainda na impressão de centenas de folhetos, complementando a impressão feita pelo Biofund, com quem trabalhou ainda na escolha e legendas das fotografias.
As outras entidades e organizações prestaram igualmente valiosas contribuições quer sob o ponto de vista organizacional quer sob o ponto de vista material e financeiro. A peça sobre o Pangolim apresentada pelo grupo Mutumbela Gogo e patrocinada pelo SPEED teve um impacto considerável pelo seu conteúdo e qualidade.
A organização deste evento provou como a colaboração entre diversas organizações conservacionistas cria sinergias extraordinárias, devendo ser um exemplo a seguir para este ou outro tipo de iniciatívas.