A cerimónia principal de comemoração do dia mundial do mangal no país decorreu junto ao rio Matola onde a Associação SATHUMA desenvolve actividades de conservação do mangal e, com o apoio técnico e material da NATURA e BIOCHEM se realiza o projecto piloto de produção de 5.000 mudas de mangal com recurso a fertilizante orgânico.
Dirigiu a cerimónia o Vice-ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas e para além do IIP, NATURA e BIOCHEM que colaboraram para a realização da cerimónia, contou com a presença de representantes de várias instituições tais como a IUCN, WWF, BIOFUND.
A NATURA, A BIOCHEM e a SATHUMA fizeram a apresentação do projecto e realizou-se uma actividade de plantio de mudas pelos participantes na cerimónia.
O Vice-Ministro saudou os participantes no projecto e encorajou a continuação e ampliação do programa apontando que se espera fazer o plantio de mangal em 5.000ha no país até ao ano de 2022.
Na ocasião a IUCN comprometeu-se em apoiar também a Associação SATHUMA. A iniciativa da NATURA, directamente dirigida para a produção de mudas e com o objectivo de encontrar soluções para acelerar o processo de crescimento das plantas de forma ambientalmente certificada, demonstrou que, desta forma, se podem catalizar apoios adicionais e desenvolver sinergias entre vários intervenientes que, em última análise, potenciam o resultado dos projectos e beneficiam as comunidades envolvidas.