O PNG noticiou através de um comunicado de imprensa que chegaram ao Parque Nacional da Gorongosa por via aérea mais 3 leopardos (dois machos e uma fêmea) no dia 21 de Abril de 2021 os quais se vão juntar ao leopardo fêmea reintroduzido o ano passado, também com uma comparticipação da NATURA.
Os animais, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos de idade, chegaram de boa saúde após uma viagem de avião de várias horas e foram de imediato libertados em dois locais diferentes do Parque.
Após a sua libertação passaram de imediato a ser monitorados pelo Projecto de Carnívoros do PNG através das coleiras que lhes foram previamente colocadas antes de embarcarem para o Parque.
O Projecto de Carnívoros dirigido pela Dra Paola Bouley no âmbito das actividades do Departamento de Conservação do PNG tem-se destacado pelo sucesso que tem alcançado na recuperação das populações de leões no Parque, na reintrodução e crescimento assinalável das populações de cães selvagens e agora do leopardo.
A NATURA orgulha-se de estar associada a este programa do PNG, em conjunto com outras prestigiadas instituições do Governo e privadas, tendo contribuído para cobrir parte dos encargos com a translocação destes animais tão icónicos.
Estamos certos que dentro de alguns anos os leopardos serão vistos regularmente no Parque, à medida que se forem reproduzindo e vierem a constituir uma população viável desta espécie sob a competente monitoria científica dos brilhantes e dedicados especialistas do Departamento de Conservação e do Projecto dos Carnívoros do PNG.