No dia 30 de Abril a NATURA assinou com a Ébano Multimédia um contrato de parceria, através do qual a NATURA irá apoiar financeiramente a realização da curta metragem de ficção «Nhinguitimo» do realizador Licínio de Azevedo, a partir do conto homónimo do escritor Luis Bernardo Honwana, cuja estreia está prevista para Setembro de 2021.
Esta curta-metragem será a primeira de três, todas com base em contos deste escritor, um dos mais destacados precursores da literatura moçambicana, contidos no livro «Nós matámos o cão tinhoso», escrito há 57 anos quando o autor se encontrava encarcerado pelo regime colonial português devido aos seus ideais de independência e liberdade.
Obra inspirada, promovida e realizada por três das mais destacadas personalidades da cultura moçambicana, Luis Bernardo Honwana o autor, Jorge Ferrão o produtor e Licínio de Azevedo o realizador, faz com que a NATURA se sinta profundamente honrada por poder contribuir para a materialização deste projecto que, seguramente e após terminado, passará a figurar em lugar de destaque nos anais da cinematografia moçambicana.
O projecto conta ainda com a parceria e contributo do BCI e da VODACOM, tendo a cerimónia de assinatura dos diversos contratos de parceria com estas entidades sido realizada na sede da Vodacom e contado com a participação dos representantes das diversas entidades envolvidas, para além do autor, produtor e realizador, bem como de diversas personalidades convidadas e da imprensa.
O Director Executivo da NATURA exprimiu na ocasião que a NATURA considera a componente de desenvolvimento humano como uma das vertentes mais importantes da sua actividade e que sem cultura não há desenvolvimento, frisando que a cultura é a alma do desenvolvimento.
A combinação de talentos e as raízes profundamente moçambicanas que estão na origem deste projecto determinaram a decisão tomada de apoiar a criação desta obra em formato de triologia.