O Dia Mundial da Biodiversidade, celebra-se no dia 22 de Maio de cada ano, desde 1992, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de elevar a consciência das populações sobre a necessidade de respeitar e preservar a biodiversidade e o nosso património natural.
A NATURA juntamente com os seus parceiros nomeadamente, Universidade Pedagógica de Maputo e a Administração Nacional de Áreas de Conservação - ANAC, organizaram um evento que teve lugar nas instalações da UP para marcar esta data.
O magnífico reitor da UP Maputo, professor Jorge Ferrão abriu o evento assinalando a importância da realização deste tipo de iniciativas no processo de formação e no aprofundamento da investigação científica a nível dos cursos ministrados na Universidade. Sublinhou, igualmente, a importância da parceria multifacetada entre a UP e a NATURA.
Estiveram ainda presentes o Director da WCS em Moçambique, professores e alunos da UP quer presencialmente quer via zoom, alargando desta forma a participação no evento a muitos mais interessados.
O Director da NATURA, António Branco, apresentou no evento o relatório da expedição científica marinha entre o Pomene e o Farol de São Sebastião no limite sul do Santuário do Bravio em Vilanculos, Provincia de Inhambane, realizado numa muito bem sucedida parceria entre a WIORI, NATURA, UP e AVM.
A apresentação contemplou os objectivos da expedição, os detalhes da sua execução, os resultados atingidos e culminou com uma informação sobre a proposta apresentada de atribuir o estatuto de reserva marinha à área pesquisada face à importância de assegurar o maneio sustentável da biodiversidade que caracteriza a área e dos recursos alí existentes, já sob uma pressâo excessiva e que põe em risco a sua sustentabilidade.
Na ocasião foi anunciado que a NATURA patrocinará em Junho a realização do primeiro curso de mergulho para futuros investigadores marinhos da UP, o que foi recebido com grande entusiasmo.