A NATURA em associação com a WIORI (Western Indian Ocean Research Initiative) e a AVM Lda formaram a empresa "MV Reef Protector, Expeditions and Charters Lda", através da qual acabam de adquirir na Alemanha o primeiro navio moçambicano de investigação científica com base permanente no país.
O navio de 31 metros originalmente construído para investigação marinha estará devidamente equipado para o desenvolvimento de actividades de investigação ao abrigo do protocolo celebrado com a ANAC para o efeito e em estreita colaboração com o IIP (Instituto de Investigação Pesqueira) que estará sempre presentes representantes - seus pesquisadores durante as actividades de pesquisa.
O navio deverá também realizar actividades de fretamento e embarques de receitas exclusivamente para financiar as actividades de pesquisa a serem realizadas com base em programas anuais a serem elaborados em conjunto com as entidades que também os aprovarão.
O navio denominado REEF PROTECTOR começará a operar no país no final do primeiro trimestre de 2022, após melhorias e trabalhos mais especializados para se adequar à função a que se destina.
Este elevado investimento de entidades nacionais em estreita parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo e outras universidades e centros de investigação estrangeiros de renome é uma iniciativa ímpar no país que vai contribuir para a intensificação dos programas de investigação e monitorização marinha a nível nacional, fornecendo dados e informação essencial para a formulação de políticas de gestão dos recursos marinhos, em particular os recifes de coral e espécies associadas.
Para além deste investimento a NATURA desenvolve com a UP-Maputo um programa plurianual de formação de investigadores marinhos denominado “FORMAR HOJE OS CIENTISTAS DE AMANHÔ que se enquadra também no contexto da preparação do futuro curso de biologia marinha a criar naquela Universidade.