No âmbito da realização do programa de educação ambiental, designado curso Mini Rangers a decorrer na Reserva Especial de Maputo (na segunda quinzena de Novembro) a NATURA e os seus parceiros, nomeadamente a Reserva Especial de Maputo (REM), a Área de Proteção Ambiental de Maputo (APA) e a Escola Primária Completa da Ponta do Ouro, promoveram um encontro que decorreu no dia 08 de Novembro, na Escola Primária Completa da Ponta do Ouro, que teve com agenda principal a apresentação o programa do curso.
Participaram do encontro, o director executivo da NATURA, os monitores do curso, o responsável da APA, o biólogo e gestor de projectos comunitários da REM, o director da Escola Primária Completa da Ponta do Ouro e a sua Adjunta Pedagógica, e também os pais e encarregados de educação dos alunos seleccionados para o curso.
No início, o director executivo da NATURA, António Branco, abriu o encontro dando boas vindas aos presentes e de seguida uma visão mais explicativa dos objectivos e os resultados esperados do programa do curso Mini Rangers. Durante a explanação, ressaltou um dos principais objectivos do curso referente ao contacto das crianças com a natureza, o que possibilitará que estas desenvolvam saberes sobre as diversas componentes dos ecossistemas, a importância da conservação e preservação da biodiversidade.
Durante o encontro, o responsável da APA, Luís Buchire, falou da importância deste programa, do seu impacto na formação dos alunos, do aprofundamento das temáticas ambientais e da importância do aprender-fazendo.
O encontro encerrou com uma breve consideração por parte da direcção da escola que congratulou a iniciativa e expressou a sua enorme satisfação por fazer parte do programa. Os pais e encarregados de educação por sua vez afirmaram estar mais seguros, encorajados e satisfeitos pelo facto de seus educandos participarem do curso.