Em 2020, A NATURA em colaboração com a empresa BIOCHEM financiou e prestou assistência técnica à Associação SATHUMA em um projecto-piloto de produção de 5.000 mudas de mangal ao longo da margem do Rio Matola, onde esta Associação desenvolve a actividade de multiplicação de plantas de mangal.
O projecto financiado incluiu a compra de sementes, estabelecimento de um viveiro com capacidade de produção de mais de 5 000 (cinco mil) mudas de mangal, fornecimento de diversos materiais e equipamentos, preparação das mudas, aplicação do condicionador do solo (carbono líquido) e monitoramento do crescimento das plantas.
Os resultados desta produção mostraram que a aplicação do condicionador do solo (carbono líquido) proporciona um maior desenvolvimento do sistema radicular o que poderá contribuir para uma maior vigorosidade da planta no período pós plantio este resultado permitiu que em 2021 fossem produzidas mais 20 000 (vinte mil) mudas de diferentes espécies.
Com vista a aumentar a capacidade das florestas do mangal e reabilitação das áreas degradadas, espera-se que em 2022 sejam produzidas mais 50 000 (cinquenta mil) mudas de mangais.