Pressupõe-se que a consciencialização deve iniciar logo cedo, pois é fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e crescerem com essa idéia bem formada. Além disso, que a escola é um espaço social onde o aluno pode dar sequência ao seu processo de socialização, discussão e produção de conhecimentos que o levarão a construção de um mundo cada vez mais sustentável. Neste contexto, a NATURA desenvolveu e concebeu um projecto de educação e sensibilização ambiental direcionado à alunos das escolas primárias e secundárias da Cidade e Província de Maputo designado ECOTIVHA – “Um saber ecológico”.
O objectivo do projecto é sensibilizar os alunos acerca dos temas que envolvem o meio ambiente, sustentabilidade e cidadania. Espera-se que estes estejam cientes dos valores e idéias de conservação e preservação do meio ambiente e que sejam adoptados novos comportamentos e atitudes em relação ao uso e gestão dos recursos naturais.
O projecto é destinado à alunos da 5ª, 6ª e 7ª classes, sendo que as actividades terão duração de 8 meses e com periodicidade quinzenal e no final do projecto os alunos terão direito a um certificado de participação, que não conferirá qualquer grau académico.
A metodologia das actividades compreende palestras, dinâmicas, participação em actividades de cidadania, visita ao mangal, visita ao Museu de História natural e ao emblemático Parque Nacional de Maputo, trabalhos manuais e artesanato, redação sobre a conservação da biodiversidade e meio ambiente.
Pretende-se posteriormente estabelecer e/ou apoiar clubes ambientais nas escolas e os resultados do projecto poderão permitir a sua expansão em outras escolas e o estabelecimento de novas parcerias constitui um dos principiais factores chave.